sexta-feira, 21 de julho de 2017

115 anos de uma paixão que não se explica

   Voltemos para 115 anos atrás. 21 de julho de 1902. Oscar Alfredo Sebastião Cox teria a melhor ideia de sua vida, criar um simples clube de futebol, esporte que vinha crescendo no país. Porém, o que ele não sabia, é no que esse time se tornaria. Tetra campeão brasileiro, campeão da Copa do Brasil, 31 estaduais, detentor da Taça Olímpica, dono do estádio mais histórico do país. E 115 anos depois, estamos aqui, comemorando mais um ano desse clube, que a princípio poderia ser apenas uma brincadeira, um passatempo, mas que hoje, é muito mais do que isso. O mundo mudou, o futebol mudou, mas o que não mudou nesses 115 anos posteriores ao 21 de julho de 1902, é o tamanho, a grandeza do Fluminense Football Club.

  Como diria Nelson Rodrigues, "Das coisas menos importantes, o futebol é a mais importante". Nunca foi dita uma frase tão perfeita como essa. O futebol não é a coisa mais importante da Terra, as pessoas não devem levá-lo como isso. Mas após tudo o que importa, vem o futebol. E com o futebol, vem o seu time de coração. Pelo menos no meu caso, essa ordem se inverteu. O futebol veio depois, primeiro veio o Fluminense. Garoto magrelo, não ligava muito para futebol, preferia mil vezes um carrinho à uma bola, na real, nem sabia o que era pra fazer com uma bola. Mas desde essa época, já estava com minha camisa do Fluminense, ainda com patrocínio da Hyundai. Me opunha a vestir qualquer outra camisa, me recusava a vestir a camisa da seleção brasileira. Tinha que ser a do Fluminense e ponto final. Devia ter 3, 4 anos, nem sabia o que era futebol ainda. Nunca havia ido ao Maracanã, mas já sabia o que era o Fluminense. E exatamente no dia 09/11/2003, a história mudou. Finalmente fui batizado, minha primeira vez no Maracanã. Um jogo contra o Coritiba, 3x2, nem lembro do contexto da partida, se era importante ou não, mas lembro que teve gol do Romário, e me lembro exatamente do dia inteiro, desde eu estar no hospital horas antes passando muito mal, até estar nas cadeiras do Maracanã, comemorando o gol do Tricolor. Ali o sentimento que eu já tinha pelo Fluminense, antes mesmo de eu entender o que era o futebol, foi crescendo e crescendo, até chegar a esse ponto, de eu criar um blog, de eu escolher minha carreira, meu futuro, baseado no amor por um clube. E ai aquela frase de Nelson Rodrigues começa a fazer sentido. A coisa mais importantes dentro as menos importantes me fez decidir sobre o meu futuro, mas não foi apenas o futebol, e sim principalmente o Fluminense. Pode ser loucura, mas é o que acontece quando se mergulha no maravilhoso mundo do futebol. Nunca fui de fazer loucura pelo Fluminense, nunca quis ficar de castigo. Mas semana de jogo, e que eu iria ao Maracanã... ahhhhh, era uma semana única, a espera por aquele dia, a ansiedade pelas duas horas de jogo, mas sempre valeu a pena. Confesso que até hoje sou assim, ansiedade monstra pelo dia do jogo, pelo momento que entrarei pelas rampas do Maracanã e me depararei com minha torcida. São as duas horas que mudo completamente minha personalidade. Canto, pulo, fico sem voz, sou totalmente diferente do que sou. E a explicação do porque faço isso é simples. Não há explicação. É um sentimento sem explicação, como um simples time de futebol faz as pessoas serem assim? É uma paixão que não se explica, apenas se sente.

   Então, para terminar(até porque quero ter o que falar ano que vem também), apenas parabenizo a instituição Fluminense Football Club. São 115 anos de glórias e vitória mil, de um clube que orgulha o Brasil. Há também as derrotas, é claro, mas sobre isso, a certeza é que eu nunca vou te abandonar, porque te amar é minha raiz. O Fluminense não é a coisa mais importante da minha vida, mas é um eterno amor, e continuarei cantando e vestindo esse manto, pois tenho orgulho de ser Tricolor. Porque haja o que houver e onde quer que eu vá, comigo vou levar as cores que herdei,as três cores que traduzem tradição, poque desde que nasci te acompanhei e te levarei no peito desde o berço até o caixão.



Gostou? Compartilhe e siga o Blog

Saudações Tricolores e Vence o Fluminense

Daniel Santiago

Nenhum comentário:

Postar um comentário