terça-feira, 4 de abril de 2017

A nova Sul Americana: maior, melhor e mais disputada. Porém, com algumas dúvidas ainda.

   Essa semana se inicia para os clubes brasileiros a Sul Americana, segundo maior torneio do continente americano. E como a Libertadores, ela vem remodelada. Novo regulamento, nova forma de disputa, diferença nos meio de qualificação. E como sempre é difícil entender grandes mudanças, aqui estou eu para tentar explicar da melhor forma possível essa nova Sul Americana.

   A primeira mudança vem no número de equipes postulantes ao título, num total de 54. Mas nem todas entram de primeira na competição. Na primeira fase(essa que o Fluminense disputa) são 44 equipes duelando em confronto ida e volta. Na segunda fase, juntam-se as 22 equipes que passaram 2 times que foram eliminados na terceira fase da Copa Libertadores, nesse caso são Olímpia e Junior Barranquilha. Além desses dois clubes, virão outros 8 vindos da Libertadores, que serão os terceiros colocados de cada grupo, formando assim o total de 32 equipes, que disputarão a segunda fase da Sul Americana, sempre no modo mata-mata. Depois disso a competição ocorre normalmente em: oitavas de final, quartas de final, semi final e final.
   Outra mudança vem pelo meio de qualificação para o torneio. Volta a ser como era antes: os 6 melhores times posicionados no Brasileirão, após os times que se classificaram para a Libertadores, irão disputar a Sul Americana. Nos últimos anos, os campeões da Copa do Nordeste e da Copa Verde, além dos clubes eliminados na terceira fase da Copa do Brasil se classificavam, diminuindo assim a força do campeonato. Ou seja, esse ano teremos uma Sul Americana muito forte pelo menos se depender dos clubes brasileiros.
  Além disso, a partir desse ano, os clubes não poderão disputar a Libertadores e a Sul Americana simultaneamente, ou seja, passou da fase de grupo da Libertadores, é Libertadores até o final do ano, apenas os terceiros colocados de cada grupo e os outros dois da terceira fase terão essa "segunda chance" em torneios continentais. Isso por conta de outra mudança no torneio: a duração. Antes, o torneio começava em agosto e com a obrigação de confrontos nacionais para Brasil e Argentina. Agora o torneio começa em fevereiro e vai até dezembro,coincidindo com as datas da Libertadores, e sempre com sorteios definindo os confrontos, sem a obrigação de que um clube brasileiro enfrente outro na primeira fase. 
   A premiação não muda muito para essa temporada, no total o campeão levará para casa aproximadamente US$ 4.000.000, prêmio que será acumulativo ao decorrer do campeonato, ou seja, ele não ganhará 4 milhões só na final, mas sim ao decorrer do torneio, à medida que for passando de fases.
   Esse ano, a Sul Americana contará com grandes times tradicionais da América do Sul, como Independiente, o maior ganhador de Libertadores, Racing(ARG), Olímpia, tricampeão da América, Universidad de Chile, Cerro Porteño, além dos 4 grandes brasileiros(Fluminense, Cruzeiro, São Paulo e Corinthians). E ainda poderemos ter mais times de alto nível, dependendo de quem caia na fase de grupos da Libertadores. Poderemos, por exemplo, nos encontrar com nosso rival rubro negro e com nosso rival cujo estádio se chama João Havelange. Por isso, essa Sul Americana 2017 promete, e torçamos para que esse ano saia o nosso tão esperado título continental.


Gostou? Compartilhe e siga o blog.

Saudações Tricolores e Vence o Fluminense


Nenhum comentário:

Postar um comentário