sexta-feira, 12 de maio de 2017

O Brasileirão vai começar. O que esperar do Fluminense?

   O Brasileirão voltou! Neste final de semana se inicia o principal campeonato nacional do Brasil. Além do principal, também é o mais difícil, 38 rodadas que podem matar o melhor time, mas que com certeza coroará o melhor elenco. E no meio desses 20 times que brigarão pelo título, por uma vaga na Libertadores ou para se livrar do rebaixamento, está o Fluminense. Mas exatamente em qual dessas opções o Fluminense se enquadra?
    De acordo com o site oficial do clube, o elenco conta com 34 jogadores, mais alguns jogadores que podem ser chamados de Xerém. 4 goleiros, 6 zagueiros, 3 laterais, 6 volantes, 4 meias e 11 atacantes. E a maior parte do elenco é proveniente das categorias de base do Tricolor. Para ser mais exato, 20 jogadores vieram de Xerém. Um elenco muito jovem, e isso pode pesar na hora da decisão. Muito jovem sim, porém com muita qualidade, alguns dos garotos que subiram esse ano conseguiram se destacar rapidamente no elenco profissional. Wendel já conseguiu a titularidade, Marquinhos Calazans vem muito bem, mesmo jogando improvisado na lateral esquerda e Pedro surge como reserva principal de Henrique Dourado. Por outro lado, alguns jogadores mais experientes não passam por grande fase. Marquinho não conseguiu mostrar o mesmo futebol de sua primeira passagem pelo Fluminense, e Diego Cavalieri vem cometendo muitos erros técnicos nos últimos jogos.
   O Fluminense precisa de reforços, pelo menos 1 lateral esquerdo e 1 meia, para ser reserva de Sornoza. Com a grave crise financeira que atinge as Laranjeiras, é provável que uma das joias de Xerém seja vendida no meio do ano. Richarlison, Gustavo Scarpa, Wendel e Douglas estão na mira de clubes europeus, e o presidente Pedro Abad já confirmou que pelo menos uma venda deve ser concretizada, para aliviar o cofre Tricolor. Se é difícil sair ao mercado, Xerém pode ser a solução, pelo menos para a lateral. O jovem Mascarenhas, que renovou seu contrato nos últimos dias, vem se destacando na base, inclusive com seu nome sendo especulado em grandes clubes da Europa. Pode ser uma solução simples e barata para a lateral esquerda, visto que há apenas um lateral no elenco profissional, afinal Marquinhos Calazans é atacante, está apenas sendo improvisado na posição. Danielzinho é uma opção para o meio, porém teve poucas oportunidades no ano. 
   Pensar em título é sonhar alto demais. Pode ser que aconteça? Pode, é claro, mas analisando friamente, alguns times ainda estão à frente do Fluminense. Justamente por conta do fator elenco. Uma briga pela Libertadores é algo real e possível para as aspirações Tricolores, principalmente pelo fato de que o número de brasileiros classificados para a Libertadores aumentou de 4 para 6 no Campeonato Brasileiro. Briga pelo rebaixamento? Fora de cogitação, a não ser que decidam vender o elenco inteiro, mas se isso não acontecer, o Fluminense pode ficar tranquilo, porque não tem time para cair, até porque tem muito time mais fraco no Brasileiro.
   A torcida tem que ter paciência, não pode achar que vai ganhar algo todo ano. É um momento difícil financeiramente, a saída da Unimed ainda é muito sentida, as dívidas aumentaram. Só sairemos dessa crise com trabalho e com a força da torcida, principalmente com a adesão ao sócio-torcedor. Há vários exemplos pelo país que comprovam que a torcida pode sim sustentar o clube. Então antes de reclamar da diretoria, do Abel, dos jogadores, faça sua parte, associe-se e faça o Fluminense maior. A falta de um patrocínio master também faz falta, os departamentos responsáveis tem que trabalhar para conseguir um patrocínio digno de ser estampado na camisa Tricolor. Infelizmente, a venda de jogadores e a diminuição de investimentos são imprescindíveis no momento. Pode ser que fiquemos 1 ou 2 anos sem conquistar títulos, mas é preciso ter paciência. O momento é delicado e apenas com tempo tudo será resolvido.
   Mas deixando todos esses problemas de lado, a expectativa é de que seja um ano bom. O time joga bem, tem um grande treinador e pode chegar longe nesse campeonato. Pode ser que em algum momento, deixe de lado o Brasileiro, para se concentrar na Sul Americana ou na Copa do Brasil, mas deve sem dúvida brigar na parte de cima da tabela. O que nos resta é torcer, apoiar incondicionalmente, como fizemos na final do Carioca e esperar que no final do ano tenhamos motivos para sorrir.

Gostou? Compartilhe e siga o Blog

Saudações Tricolores e Vence o Fluminense 

Nenhum comentário:

Postar um comentário